O QUE É ROTARACT
Logomarca em comemoração aos 40 anos do programa

Celebração da fundação do Rotaract Club University of North - 1968

Rotaract Clubs são clubes de serviço que reúnem jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, interessados em fazer algo mais por sua comunidade, em aumentar seu círculo de amizades, contatos profissionais e também, desenvolver qualidades de liderança pessoal e profissional. O primeiro clube foi fundado em 13 de março de 1968 em North Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho de equipe e as relações internacionais, o Rotaract reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas.

O nome Rotaract surgiu da expressão “Rotary in Action” (Rotary em Ação) e seguem o lema “Companheirismo através do serviço”. Esse programa de Rotary desenvolveu-se rapidamente em sua curta existência, tornando-se uma dinâmica associação internacional de clubes de prestação de serviços.Pela última estatística, são 142.692 rotaractianos, organizados em 6.204 Rotaracts diferentes, espalhados em 146 países. O Brasil é o segundo país no mundo que concentra o maior número de rotaractianos em seu território (está somente atrás da Índia). Tem, aproximadamente, 8.000 rotaractianos, organizados em 610 núcleos por todo o Brasil, que trabalham em benefício das suas comunidades locais.

Os Rotaract Clubs programam uma variedade de projetos e atividades, voltados para o bem estar de todos. Existem três tipos de atividades que os clubes programam com maior dedicação: desenvolvimento profissional, desenvolvimento de liderança e projetos de prestação de serviços. Atividades nessas três áreas asseguram um programa equilibrado, bem como oportunidades para o desenvolvimento pessoal de cada sócio.

Desenvolvimento Profissional

As atividades do club relacionadas a desenvolvimento profissional devem ampliar o entendimento dos sócios acerca do mercado de trabalho e das oportunidades profissionais na comunidade. Devem destacar o papel do rotaractiano no desenvolvimento econômico da comunidade e ilustrar como as técnicas desenvolvidas através de projetos de prestação de serviços podem ajudar a resolver problemas no local de trabalho.

Desenvolvimento de Liderança

As atividades de desenvolvimento de liderança visam ensinar os sócios a tornarem-se melhores líderes em sua vida pessoal, bem como ajudá-los a desenvolver clubes ativos, com projetos relevantes de prestação de serviços.

Projetos de Prestação de Serviços

“Dar de Si Antes de Pensar em Si” é o princípio guia do Rotary. Os projetos de prestação de serviços do Rotaract devem ter como objetivo uma melhor qualidade de vida para os membros da comunidade local e mundial. Tais projetos costumam procurar soluções para problemas cruciais da atualidade, tais como violência, uso de drogas, aids, fome, destruição do meio ambiente e analfabetismo. Cada Rotaract Club deve implementar pelo menos dois grandes projetos de prestação de serviços anualmente - um em prol da comunidade local e outro de promoção da compreensão internacional. Cada projeto deve envolver todos ou a maioria dos sócios.

Cada Rotaract além dos cargos de diretoria possui cinco comissões básicas: Serviços Internos, sendo responsável pelo fortalecimento do quadro social; Serviços à Comunidade, cujo objetivo é realizar atividades diretamente relacionadas ao bem estar da comunidade; Serviços Internacionais, onde ampliam seu relacionamento com clubes de outras cidades ou até países e também, Desenvolvimento Profissional, onde difundem e desenvolvem as relações profissionais dos sócios e para os sócios do clube.
REDES SOCIAIS
fone (51) 9770-0017
e-mail contato@rotaractvenancio.org
© 2015 - Todos os direitos reservados. Rotaract Venâncio Aires